quarta-feira, maio 19, 2010

Arte como oportunidade

Fernando H. T. da Silva



A arte sempre foi uma das mais populares maneiras de o ser humano descrever o que sente. Mas não se trata apenas de expressar alegria ou tristeza. A arte virou opção para quem quer fugir do mundo das drogas e da violência. Isto é o que demonstra o Projeto Repercussão da Comissão Municipal do Bem Estar do Menor de Tubarão (Combemtu).

O projeto é uma abordagem diferente na relação de prevenção as drogas, utilizando a música, o teatro e a dança. O professor Léo Luciano, psicólogo social e coordenador do projeto, explica que o foco das drogas é mudado para o comportamento dos alunos. “Acreditamos que, através da arte e da música, os adolescentes encontram uma forma de manifestar seus sentimentos e, assim, não precisam recorrer às drogas para buscar e sentir determinados prazeres”, afirma o professor.

Dentro do programa são atendidos cerca de 60 jovens, entre 5 e 17 anos de idade. A maioria escolhe o instrumento por afinidade. A intenção é que, através da música, os alunos contem histórias. Nenhuma peça é pronta, tudo é elaborado pelos alunos com a ajuda do professor, baseado em fatos do dia-a-dia desses jovens. Os alunos são os atores e músicos das próprias histórias, o que torna tudo muito mais produtivo, divertido e significativo.

É com esse tipo de atividade, que, cada vez mais, meninos e meninas têm alguma opção para escapar das drogas e da violência. “Através dessas possibilidades organizadas por pessoas que trabalham para ajudar o próximo, com dedicação e carinho, que jovens em situação de risco social podem, enfim, dar uma chance para sonhos se tornarem realidade”, conta Leo Luciano.


Informações adicionais:

Interessados em realizar doações para a Combemtu, podem entrar em contato pelo numero:
(48) 3628-0965

Blog da COMBEMTU

0 comentários: