Lysiê Santos
A Casa- Lar Associação Irmã Carmen está localizada no bairro Polícia Rodoviária, próximo ao centro do município de Araranguá. A casa disponibiliza abrigo provisório para a proteção da integralidade física e emocional de crianças e adolescentes.
A Casa-Lar é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter beneficente, educacional, cultural e de assistência social. Está articulada ao Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e parcerias de empresas para a manutenção.
Segundo o diretor da casa, João Izé da Rosa, um dos objetivos é manter e desenvolver o ensino e a educação nos vários níveis, para a formação educacional, profissional e cultural. Também promover o desenvolvimento humano e o bem estar de crianças e adolescentes, reintegrando-os, quando for o caso, em suas famílias.
O abrigo também é uma medida utilizável como forma de transição para colocação em família substituta, não implicando, porém, em privação de liberdade. Um dos motivos que levam os menores até o abrigo são o abandono físico, afetivo e moral, violência doméstica, violência estrutural (desemprego, falta de moradias), orfandade e catástrofes (enchentes, desabamentos).
Segundo a psicóloga Regina Batista, muitas crianças chegam até a casa destituídas de valores e com o emocional frustrado, pelo despreparo e negligência dos pais. O trabalho dos profissionais é tentar a reintegração familiar.
Quando a criança fica por um período prolongado na instituição, acaba perdendo os laços familiares. Contudo, a casa torna-se a única referência de família para ela, o que não deveria acontecer. “Tem crianças que estão no abrigo há mais de 10 anos. Mas não concordo com isso. Todo ser humano tem direito ao aconchego de um lar”, declara a psicóloga.
A associação desenvolve diversas atividades educacionais. Dispõe de um programa de creche em conjunto com o município de Araranguá, atendendo 80 crianças. Atividade de informática, aulas de italiano e espanhol, educação ambiental, reforço escolar, atendimento médico, odontológico e psicossocial, complemento alimentar e atividades de esporte.
Os interessados em contribuir com a Casa-Lar poderão efetuar depósito bancário no Banco do Brasil pela agência 0540-1, na conta corrente 8421-2.
Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3522-1069 ou pelo site da instituição.
quarta-feira, maio 19, 2010
Instituição beneficia crianças desamparadas
quarta-feira, maio 19, 2010
Jornalink
No comments
0 comentários:
Postar um comentário