Emile Borges
O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) tem como base o D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education). Teve início no ano de 1983, na cidade de Los Angeles,nos Estados Unidos. O projeto foi criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o departamento de Polícia. Atualmente, o programa está presente em mais de 58 países. No Brasil,chegou no ano de 1993.
O programa é desenvolvido em escolas para os alunos do quinto ano.O instrutor é um policial militar fardado que,além da presença em sala de aula, passa uma mensagem de valorização à vida, a importância de ficarem longe das drogas. As informações transmitidas às crianças a respeito das drogas e dos tipos de abordagens a que estão sujeitas atuam como uma vacina para que, conscientizadas, possam dizer não às drogas.
“O Proerd tem como objetivo transmitir informação para as crianças e adolescentes e dar subsídio para elas resistirem a estas tentações do envolvimento com as drogas”, diz o Capitão Inácio,comandante do Proerd na cidade de Criciúma. O Proerd é um programa exclusivamente da Policia Militar, que conta com oito policiais instrutores na cidade. O corpo de instrutores Proerd é formado por policiais militares voluntários que são selecionados e submetidos a treinamento específico, organizado em um curso de 80 horas aulas.
O projeto é voluntário e gratuito tanto para as escolas como para alunos. Escolas públicas e particulares podem participar, procurando o batalhão de Poíicia Militar da cidade. Manter as crianças longe das drogas é um compromisso de todos, na busca de um futuro melhor para elas e de uma sociedade sadia e justa, ressalta o comandante Inácio.
Para saber mais sobre o programa, acesse o Portal da Polícia Militar de Santa Catarina.
quarta-feira, maio 19, 2010
Proerd: prevenir é melhor do que recuperar
quarta-feira, maio 19, 2010
Emile Borges
No comments
0 comentários:
Postar um comentário