quarta-feira, junho 02, 2010

Acadêmicos buscam soluções contra a Violência no Curso de Comunicação Social

Por Leonardo Fraga Teixeira

A violência está cada vez mais presente entre nós, não só a violência física, mas também a verbal, no trânsito, no trabalho, familiar, na mídia, enfim, está em todo lugar. Contra isso, o Projeto Integrado do curso de Comunicação Social da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), abordou através de apresentações de suas turmas, o tema Violência, buscando encontrar a conscientização de todos contra este mal.

As salas foram enfeitadas, vídeos, fotografias e teatros foram apresentados, fazendo com que a última sexta-feira (28) no bloco H, fosse bem diferente do resto do ano, com a interação de diversos alunos, professores e visitantes. A coordenadora do curso, Darlete Cardoso, comenta que “o objetivo do Projeto Integrado é despertar um olhar mais crítico dos alunos, visando à reflexão, lição de cidadania, além de aumentar o número de pessoas na luta contra a violência”.

O 5º semestre de Publicidade e Propaganda (PP) criou diversas maneiras de combater a pedofilia na internet. O aluno Vitor Marcelo, comentou que o site criado pela turma busca, “alertar sobre a violência, a fim de inibir o uso indevido da web, prevenindo as famílias”. Segundo ele, a internet não pode ser simplesmente cortada do ambiente familiar ou do público infantil, “porque traz consigo a evolução, o que nos dias de hoje é fundamental, porém se utilizada incorretamente pode se tornar um problema social, como a pedofilia”.

Até mesmo um “funeral” foi encenado na sala do 3º semestre de Jornalismo, chocando quem visitava a sala, com uma das alunas deitada em um caixão aberto. A cena foi baseada no livro “O conto da Taverna” e traz a mensagem de que devemos dar mais importância para quem está perto de nós, cuidando mais destas pessoas.

Os alunos do 5º semestre de jornalismo desenvolveram e diagramaram o jornal “Extra”, com diversas matérias sobre soluções para a violência. O 7º semestre também desenvolveu um jornal, além de um pequeno livro. De acordo com a acadêmica Lorraine Amorim, o livro traz contos narrativos criados pelos alunos, “através dele conseguimos trabalhar outro lado do Jornalismo e fugir um pouco do padrão”.

O empenho e dedicação dos alunos com a exposição foi surpreendente, segundo o professor e Diretor de Jornalismo da UNISUL TV, Rafael Matos. “Os alunos estão buscando cada vez mais se destacar, com uma mobilização cada vez maior na criação das apresentações, os alunos estão surpreendendo cada vez mais”, ressalta o professor.

O professor Ronaldo Sant’Anna destaca que todos se superaram, discutindo um tema com tamanha relevância social. “O tema foi bem desenvolvido, com visões diferentes, abrangendo as causas de maneira geral, promovendo a integração e despertando o olhar do estudante para o mundo como um todo, sendo este o material de trabalho dos mesmos no futuro”.

Esta é a segunda vez que é feita uma apresentação do Projeto Integrado, mas ele existe desde 2007. Todos os projetos apresentaram ótimas soluções contra a violência, mostrando que os futuros formadores de opinião estão aptos a tentar mudar esta realidade social que aflige tanta gente, em todo o mundo.

0 comentários: