quarta-feira, junho 02, 2010

Acadêmicos de Comunicação Social apresentam trabalhos sobre violência

Laís Clemes

Debater temas, unir professores, alunos e disciplinas, procurar soluções para problemas enfrentados hoje na sociedade. Esses são os fatores que movem o “Projeto Integrado”, um trabalho acadêmico inserido no currículo de alguns cursos da Unisul.

“A ideia é os alunos trabalharem com um tema só, com vários enfoques em cada disciplina. Uma prática faz um trabalho, mas se tem uma discussão sobre o que foi feito numa teórica”, explica a coordenadora do curso de Comunicação Social, Darlete Cardoso.

Para quem circulava pelo corredor do Bloco H, na última sexta-feira, dia 28, onde estudam os acadêmicos com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Campus Tubarão, tinha uma visão um pouco diferente dos outros dias. Era possível ver alunos unidos com um único objetivo: mostrar o que a violência gera e as soluções para esse problema.

A cada sala visitada, a criatividade das apresentações chamava atenção. “Ver os alunos se empenhar durante a semana. A busca pelos materiais. Vinham, arrumavam as salas. Construíram uma história dentro de cada espaço”, comenta a coordenadora do curso.

Além da união entre as disciplinas e professores, a estudante do sétimo semestre de Jornalismo, Karoline Nazário destaca outra importância. “Podemos ver alunos de Publicidade trabalhando junto com os de Jornalismo. O que sabemos são duas habilitações, que têm visões bem diferentes do tema. Porém, o projeto possibilitou essa aproximação”.

Professor e jornalista, Rafael Matos ressalta o lado social que muda nos estudantes. “Os alunos conseguem olhar para uma realidade que não é a deles e se sensibilizar. Desperta a atenção das outras pessoas para esses problemas sociais que precisam ser falados e debatidos”.

A sensação de quem acompanha o projeto há alguns anos “é a humanização dos alunos, o brilho no olhar de saber que está fazendo algo para a sociedade”, conta Darlete. Para Jéssica Rosso, estudante do primeiro semestre de Jornalismo, “é uma experiência nova, porém é algo que vai acrescentar no futuro”.

No fim da noite, os acadêmicos comemoraram o sucesso das apresentações e confirmam que “trabalhar em união traz muitos mais resultados”, conforme acrescenta a estudante de Jornalismo, do terceiro semestre, Cristina Bardini.

0 comentários: