quarta-feira, junho 01, 2011

Terceiro semestre de Jornalismo

Por Lysiê Santos

O terceiro semestre de Jornalismo da Unisul de Tubarão está desenvolvendo atividades para o projeto integrado do curso de Comunicação Social. Esse ano o tema é empreendedorismo. O intuito é por em prática trabalhos que envolvam todas as disciplinas do semestre com um mesmo tema, além de integrar os alunos e professores em troca de conhecimento.

Na disciplina de Produção em Áudio, lecionada pelo professor Rafael Matos, os estudantes produziram peças em áudio sobre o tema empreendedorismo. Em Legislação, com o professor Michel Medeiros Nunes, desenvolvem uma logomarca em conjunto com um documento que explica o processo de registro de uma marca e domínio na internet.

Essa marca será defendida por um texto de defesa, que será produzido na disciplina de Estética da Comunicação, com o professor Gutemberg Geraldis. Posteriormente, será feito uma análise do discurso, na disciplina Análise do Discurso, lecionada pela professora Márcia Meurer.

Para complementar, a marca irá assinar como “produtora” de programetes, também voltados para o tema, que estão sendo elaborados, na disciplina de Telejornalismo, lecionada pelo professor Ronaldo Sant’Anna.

A apresentação dos trabalhos acadêmicos será realizada no dia 3 de junho a partir das 19h30min horas no Cettalzinho.

Segundo a acadêmica Daiana Denise de Carvalho, o projeto integrado é importante por promover a integração entre os alunos e professores. “O Projeto Integrado faz com que o acadêmico pense e relacione as disciplinas para conseguir interligar os conteúdos de modo que as atividades se completem e resultem em um projeto/trabalho amplo no final”.

A estudante afirma que o tema empreendedorismo é de fundamental importância. “Na medida em que falamos sobre empreendedorismo, divulgamos novas ideias e damos visibilidade para entidades que apóiam projetos inovadores e oferecem assistência jurídica para que o empreendimento prospere, estimulando o empreendedor a investir/apostar em inovação, promovendo o desenvolvimento do país. Sem contar que sempre que nos propomos a desenvolver algo novo acabamos gerando novas ideias e na medida em que as socializamos promovemos uma troca de conhecimento com colegas e demais pessoas que apreciam o evento”.

0 comentários: