Catarina Ko. Freitag
A Combemtu – Comissão Municipal do Bem Estar do Menor de Tubarão foi criada em agosto de 1975. Esta entidade surgiu logo após a enchente de 1974. Desde o início,a comissão tinha por finalidade auxiliar, através de projetos, crianças das famílias carentes.
Hoje, a instituição atua na educação complementar de crianças e adolescentes em situação de risco. Tem como objetivo tirar os jovens das ruas, dando a eles oportunidades. A comissão atende meninos e meninas carentes de 05 a 17 anos e 11 meses, que frequentam as escolas municipais e estaduais.
A coordenadora geral Janine C. K. de Lima enfatiza o importante papel da Combemtu na sociedade . “Nós tiramos crianças e adolescentes que estão passando por uma desestrutura familiar das ruas, e no contra-turno escolar elas vêm para cá. Assim ficam menos vulneráveis à violência”, afirma.
Atualmente, são atendidas 200 crianças e adolescentes das 8:00 às 17:30, através de diversas atividades esportivas, teatrais e musicais. Os alunos têm café da manhã, almoço e café da tarde, sendo, às vezes, as únicas refeições do dia. Os alimentos são recebidos por doações e parcerias de várias empresas da cidade.
A psicóloga da entidade, Maíra S. Camilo, expõe a situação crítica em que se encontram muitos alunos. “Eles são encaminhados dos bairros próximos, como São Martinho, Passagem e Humaitá. A maioria das crianças passa por muitas dificuldades em casa, são de famílias carentes mesmo, alguns não têm sequer banheiro em casa”, revela.
Muitos adolescentes assistidos pela instituição são encaminhados e acompanhados ao mercado de trabalho através do programa Adolescente Aprendiz. Por meio de convênios com as empresas Caixa Econômica Federal, Tractebel Energia e Giassi Supermercados, os jovens têm a oportunidade do primeiro emprego.
De acordo com a coordenadora do programa, Maria de Lurdes Souza Marcolino, os adolescentes saem da instituição rumo ao primeiro emprego. Ela explica que há dois estágios para o jovem. Na Combemtu ele tem toda a aprendizagem teórica. Já na empresa há a aprendizagem prática.
Em razão do seu trabalho desenvolvido, a Combemtu recebeu prêmios. Em 1999 o amigo da comunidade, oferecido pela RBS TV; em 2004 a medalha de honra ao mérito Vida Amábile, oferecida pela Assembléia Legislativa.
Confira também:
Judô afasta crianças e adolescentes da violência
Arte como oportunidade
Para saber mais sobre a Combemtu, clique aqui. Ou entre em contato: Fone/Fax (48) 3628-0965.
Foto: Combemtu.
quarta-feira, maio 19, 2010
Combentu: um lugar de carinho e dedicação
quarta-feira, maio 19, 2010
catarina ko freitag
No comments
0 comentários:
Postar um comentário